Realização: Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná – SINPEF/PR, com apoio da ASPF/Curitiba, da Polícia Federal no Estado do Paraná e demais Entidades de Classe (APCF, ANEPF, ADPF, SINDPF, SINPECPF)
http://sinpefpr.org.br/eventos/setembro-amarelo
Para muitas pessoas, o suicídio parece uma realidade distante, mas dados da Organização Mundial da Saúde revelam um cenário preocupante, que reforça justamente o contrário: a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida, o que representa, em um ano, mais de 800 mil mortes em decorrência do ato do mundo. Entre 50% e 75% das pessoas que tentam suicídio falam sobre seus pensamentos suicidas, sentimentos e planos antes do ato.
O contexto em que os profissionais de segurança pública estão inseridos é ainda mais preocupante.
“Especialistas acreditam que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados com a identificação e o tratamento precoce de sintomas que auxiliem na cura de doenças da mente, pois, assim como qualquer outra doença, têm diagnóstico, tratamento e prevenção. Logo, o incentivo à busca por ajuda especializada, é urgente”, pontua a presidente em exercício do SINPEF/PR, Luciana Brungari.