Hoje, 28 de março, nossa POLÍCIA FEDERAL, comemora 78 anos de existência, com respeito e admiração da sociedade brasileira.
A ANSEF NACIONAL, como entidade-mãe, congregando associados de todos os cargos, junta-se nas homenagens, parabenizando todos que durante sua história, escreveram páginas heroicas e contribuíram para o engrandecimento da PF. Os policiais e administrativos sempre foram seus maiores patrimônios.
Este 28 de março foi definido após certa polêmica sobre a data de criação da Polícia Federal brasileira, através de um grupo de trabalho que teve a missão de estudar e pesquisar subsídios que possibilitassem o Conselho Superior de Polícia chegar a uma definição histórica.
Os estudos se deram a partir do Decreto nr 23.704-A, de 8 de janeiro de 1934, até o decreto nr 6.378/44, entendido como ponto de partida. Pesquisou-se a legislação que diz respeito ao encargo em âmbito nacional do DFSP, sem deixar de citar aqueles de âmbito do Distrito federal. Além desse material foram ouvidos servidores que ingressaram nos primórdios do Departamento Federal de Segurança Pública. A CONCLUSÃO.
A Polícia Federal foi criada pelo decreto 6.378, de 28 de março de 1944, quando da transformação da Polícia Civil do Distrito federal em Departamento Federal de Segurança Pública. E desde então “somos fortes na linha avançada sem da luta os embates temer”, orgulhosos de ser Federais, patrimônio do Brasil.
VIVA a POLÍCIA FEDERAL